Se você não conseguir visualizar as tarefas, você precisa instalar o Adobe Reader no seu computador. Para baixá-lo, clique aqui.

terça-feira, 12 de junho de 2012

6º Ano: Introdução às Frações

Fonte: http://upf.tche.br/~pasqualotti/
Por volta de 3000 a.C., Sesóstris, um faraó egípcio, dividiu as terras às margens do rio Nilo entre os agricultores que ali viviam. Só que o rio, em sua época de cheia, invadia os terrenos derrubando as cercas e causando uma dúvida quanto aos limites de cada um. Então, o faraó enviava medidores que refaziam os limites através de medições com cordas identificadas.

Essas cordas possuíam marcas que determinavam a medida dela, como uma régua. Mas nem sempre o terreno media exatamente a marca da corda. Os egípcios, então, precisaram criar uma maneira de medir partes da corda. Surgiu, então, o número fracionário.

Por ser um método ainda muito rudimentar, os egípcios utilizavam apenas frações unitárias, o seja, frações de numerador 1. Eles representavam as partes como frações unitárias ou como adições de frações unitárias.

Segue logo abaixo a atividade de introdução às frações:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
PASQUALOTTI, Adriano. O Número Natural. In: Contando a História da Matemática: a Invenção dos Números. Passo Fundo: 19/10/1998. http://upf.tche.br/~pasqualotti/hiperdoc/natural.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários impertinentes e ofensivos serão ignorados.