Se você não conseguir visualizar as tarefas, você precisa instalar o Adobe Reader no seu computador. Para baixá-lo, clique aqui.

Dicas para alunos

Desde sempre, venho percebendo certas atitudes dos alunos que, apesar de muito comuns, prejudicam o aprendizado sem que eles percebam. Estudar matemática requer certos cuidados que, se não forem tomados, tornarão a aquisição do conhecimento bastante enfadonha.

Posso garantir que, se vocês seguirem estas pequenas dicas, chegará um momento em que não precisarão sequer estudar um dia antes das avaliações. Atenção a elas:

  • Use o tempo todo da aula para se dedicar ao pensamento matemático. Ter amigos é bom, mas as brincadeiras devem acontecer nos momentos em que não houver nenhuma proposta acontecendo. O recreio é o melhor lugar para isso, e é para isso que ele existe, para dar uma pausa no esforço mental.
  • As tarefas de casa devem ser todas feitas. O bom professor tem noção da quantidade de lição necessária para rever o conteúdo. Às vezes, pode parecer que nós queremos massacrar os alunos, mas não é bem assim. Nós estudamos para isso, sabemos o que estamos fazendo.
  • Quando surgir QUALQUER dúvida, mas QUALQUER MESMO, por mais simplória ou "idiota" que possa parecer, procure o seu professor para esclarecê-la. São das pequenas dúvidas que surgem os grandes aprendizados.
  • Quando forem passados trabalhos, não deixe para o último dia para começar a fazê-los. Faça um exercício por dia, caso se empolgue, faça dois. Use de dez a quinze minutos por dia em casa para resolvê-los. Você verá que terminará o trabalho antes até do prazo.
  • Não duvide do seu próprio potencial. Muitos alunos passam a vida a pensar que "a matemática não é o seu forte", ou que "não são tão inteligentes como o professor". É óbvio que o professor tem mais conhecimento, ele estudou muito mais que você. Mas você pode trilhar o mesmo caminho que o professor trilhou, basta querer. Eu costumo dizer que são necessários dois P: PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA. Sejam "teimosos".
  • Não procurem provocar o professor. Por mais que ele possa ter cometido alguma atitude deselegante, você estará tão errado quanto ele se fizer isso. Ele será advertido, e você, também.

Se essas pequenas dicas forem seguidas, tenho certeza de que vai chegar um momento em que você não sentirá necessidade de estudar um dia antes e irá bem na avaliação. Vale a pena tentar!

4 comentários:

Comentários impertinentes e ofensivos serão ignorados.