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Matemática sem sentido

Ao longo desses anos em que venho me dedicando a ensinar matemática, deparo-me com frases prontas e acabadas que muitos colegas - os quais eu espero, de coração, que entendam esta página como uma crítica construtiva - usam acreditando ser a melhor maneira de ensinar a matemática de modo rápido, pois sabem que os alunos não têm tanta facilidade em ficar lidando com determinados tipos de cálculo.

Em contrapartida, em todos os lugares onde eu dou aula, percebo que a grande maioria dos alunos, além de não se dar bem com a disciplina, ainda a detestam. Muitos, inclusive, não têm papas na língua e falam, mesmo, na frente de quem quer que seja - inclusive do professor. É aí que eu me pergunto: se a função do professor é educar para a sua disciplina e a maioria esmagadora dos alunos detesta a matemática, por que os professores continuam ensinando-a dessa maneira que, para os alunos, vem sendo tão rejeitada?

Meu TCC da graduação em Matemática foi justamente sobre esse tema, então, sinto-me com propriedade para afirmar que o problema se encontra em uma única afirmação: a matemática, do jeito que é ensinada, não faz sentido nenhum para o aluno! Cabe ao professor, o mais maduro dos dois, a responsabilidade de mudar esse pensamento na cabeça dos discentes. Ele é quem foi instrumentalizado no Ensino Superior para poder lidar com as situações mais adversas que possam aparecer em aula. No entanto, ele sai da graduação repetindo o mesmo discurso dos seus próprios professores - que não agradavam a turma, já naquela época -, e ainda diz que "quem tem que correr atrás é o aluno". Desculpem-me, mas quem é o maduro da história e que tem várias táticas, teoricamente, para ensinar o mesmo conteúdo de diversas maneiras possíveis?

Sem mais delongas, vamos às frases clássicas que todo professor insiste em pronunciar, e que nenhum aluno entende por que é assim:

  • "Agora, tem que descer um zero e pôr uma vírgula";
  • "Todo número elevado a zero é igual a um";
  • "Agora, divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima" (de todas, esta é a que eu mais detesto);
  • "Em equação, quando muda de lado, muda de sinal";
  • "Menos com menos é mais";
  • "Quadrado do primeiro, duas vezes o primeiro pelo segundo, quadrado do segundo";
  • "Agora, tem que multiplicar em cruz";
  • "O fatorial de zero é igual a um".

Ainda há expressões comumente usadas que, se formos refletir a respeito, estão realmente erradas:

  • "Fazer o MMC": o mínimo múltiplo comum, conhecido como MMC, é um valor numérico, não um cálculo. Para descobrir tal número, costumamos usar um método chamado decomposição em fatores primos, ou simplesmente, fatoração. Daí, quando o aluno precisa fatorar um único número, ele diz que está "fazendo o MMC", sendo que ele não está buscando o mínimo múltiplo comum de número nenhum;


Gostaria de pedir que os alunos que leram este texto me enviassem frases matemáticas ditas pelos professores em seus anos de escola e que não fizeram sentido nenhum, para eu poder esclarecer tais explicações aqui. Obrigado.

2 comentários:

  1. Olá , Prof. estava procurando atividades diferentes para os meus alunos, e me deparei com o seu blog. Referente ao que vc diz sobre matemática sem sentido, é justamnete a forma como venho ensinando meus alunos, aprendi assim. Tenho buscado quase que desesperadamente na internet algo que possa tornar a minha aula menos técnica, etc,etc. ,as a maioria das aulas são iguais as minhas. Agradeço desde já a sua contribuição.

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  2. Olá! É bom ver que alguém reconhece que o sistema de ensino da matemática é repleto de falhas que fazem com que o aluno não entenda verdadeiramente os raciocínios que levam ao resultado. Meu TCC da faculdade foi justamente sobre isso, apresentado no Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), em Santos, recebendo nota máxima. O que posso fazer para ajudar, se valerem os conselhos, é dizer o seguinte:

    - Preze o caminho, o raciocínio e não o resultado. Por exemplo, 3x5 é diferente de 5x3, apesar de serem equivalentes em resultado;
    - Valorize cada linha do desenvolvimento do seu aluno. Ler respostas finais e colocar "certo" ou "errado" simplesmente, na minha opinião, além de um desrespeito com todo o trabalho árduo do aluno, ainda por cima é um crime contra todo o esforço dele. Tenho vários alunos que passaram de ano acertando exercícios pela metade e que, no ano seguinte, conseguiram concluí-los satisfatoriamente devido à sua maturidade biológica estar mais desenvolvida;
    - Professores que não ajudam o aluno no desenvolvimento do seu raciocínio tendem a serem odiados, e como o aluno é hierarquicamente inferior ao professor, ele vai descontar na matemática, pois esta não tem como medir forças com o aluno, e ele se sentirá vencedor;
    - Professores que ajudam o aluno no desenvolvimento do seu raciocínio não estão atrapalhando o seu desenvolvimento individual, desde que vão liberando os pensamentos do aluno gradativamente, deixando de ajudá-lo aos poucos dentro daquilo que o professor perceber que o aluno já consegue pensar sozinho. O aluno de matemática é inseguro e precisa ganhar autoestima para acreditar que é possível desenvolver o seu raciocínio lógico. Sem autoconfiança, ele não vai progredir em nada, e o nosso trabalho terá sido em vão;
    - Não use fórmulas prontas ("mais com menos é menos", "divide pelo de baixo, multiplica pelo de cima"), dê a teoria ao aluno. Se ela fosse tão difícil de ser compreendida, tal conteúdo jamais estaria arrolado nos Parâmetros Curriculares Nacionais;

    Sugestão de consulta bibliográfica: Coleção A Conquista da Matemática (José Ruy Giovanni/Benedito Castrucci/José Ruy Giovanni Jr.), meu e-mail é profrafaelsilva@yahoo.com.br, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem e trocarmos experiências, ambos vamos ganhar com isso! Obrigado pela sua visita!

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