Em contrapartida, em todos os lugares onde eu dou aula, percebo que a grande maioria dos alunos, além de não se dar bem com a disciplina, ainda a detestam. Muitos, inclusive, não têm papas na língua e falam, mesmo, na frente de quem quer que seja - inclusive do professor. É aí que eu me pergunto: se a função do professor é educar para a sua disciplina e a maioria esmagadora dos alunos detesta a matemática, por que os professores continuam ensinando-a dessa maneira que, para os alunos, vem sendo tão rejeitada?
Meu TCC da graduação em Matemática foi justamente sobre esse tema, então, sinto-me com propriedade para afirmar que o problema se encontra em uma única afirmação: a matemática, do jeito que é ensinada, não faz sentido nenhum para o aluno! Cabe ao professor, o mais maduro dos dois, a responsabilidade de mudar esse pensamento na cabeça dos discentes. Ele é quem foi instrumentalizado no Ensino Superior para poder lidar com as situações mais adversas que possam aparecer em aula. No entanto, ele sai da graduação repetindo o mesmo discurso dos seus próprios professores - que não agradavam a turma, já naquela época -, e ainda diz que "quem tem que correr atrás é o aluno". Desculpem-me, mas quem é o maduro da história e que tem várias táticas, teoricamente, para ensinar o mesmo conteúdo de diversas maneiras possíveis?
Sem mais delongas, vamos às frases clássicas que todo professor insiste em pronunciar, e que nenhum aluno entende por que é assim:
- "Agora, tem que descer um zero e pôr uma vírgula";
- "Todo número elevado a zero é igual a um";
- "Agora, divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima" (de todas, esta é a que eu mais detesto);
- "Em equação, quando muda de lado, muda de sinal";
- "Menos com menos é mais";
- "Quadrado do primeiro, duas vezes o primeiro pelo segundo, quadrado do segundo";
- "Agora, tem que multiplicar em cruz";
- "O fatorial de zero é igual a um".
Ainda há expressões comumente usadas que, se formos refletir a respeito, estão realmente erradas:
- "Fazer o MMC": o mínimo múltiplo comum, conhecido como MMC, é um valor numérico, não um cálculo. Para descobrir tal número, costumamos usar um método chamado decomposição em fatores primos, ou simplesmente, fatoração. Daí, quando o aluno precisa fatorar um único número, ele diz que está "fazendo o MMC", sendo que ele não está buscando o mínimo múltiplo comum de número nenhum;
Gostaria de pedir que os alunos que leram este texto me enviassem frases matemáticas ditas pelos professores em seus anos de escola e que não fizeram sentido nenhum, para eu poder esclarecer tais explicações aqui. Obrigado.
Olá , Prof. estava procurando atividades diferentes para os meus alunos, e me deparei com o seu blog. Referente ao que vc diz sobre matemática sem sentido, é justamnete a forma como venho ensinando meus alunos, aprendi assim. Tenho buscado quase que desesperadamente na internet algo que possa tornar a minha aula menos técnica, etc,etc. ,as a maioria das aulas são iguais as minhas. Agradeço desde já a sua contribuição.
ResponderExcluirOlá! É bom ver que alguém reconhece que o sistema de ensino da matemática é repleto de falhas que fazem com que o aluno não entenda verdadeiramente os raciocínios que levam ao resultado. Meu TCC da faculdade foi justamente sobre isso, apresentado no Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), em Santos, recebendo nota máxima. O que posso fazer para ajudar, se valerem os conselhos, é dizer o seguinte:
ResponderExcluir- Preze o caminho, o raciocínio e não o resultado. Por exemplo, 3x5 é diferente de 5x3, apesar de serem equivalentes em resultado;
- Valorize cada linha do desenvolvimento do seu aluno. Ler respostas finais e colocar "certo" ou "errado" simplesmente, na minha opinião, além de um desrespeito com todo o trabalho árduo do aluno, ainda por cima é um crime contra todo o esforço dele. Tenho vários alunos que passaram de ano acertando exercícios pela metade e que, no ano seguinte, conseguiram concluí-los satisfatoriamente devido à sua maturidade biológica estar mais desenvolvida;
- Professores que não ajudam o aluno no desenvolvimento do seu raciocínio tendem a serem odiados, e como o aluno é hierarquicamente inferior ao professor, ele vai descontar na matemática, pois esta não tem como medir forças com o aluno, e ele se sentirá vencedor;
- Professores que ajudam o aluno no desenvolvimento do seu raciocínio não estão atrapalhando o seu desenvolvimento individual, desde que vão liberando os pensamentos do aluno gradativamente, deixando de ajudá-lo aos poucos dentro daquilo que o professor perceber que o aluno já consegue pensar sozinho. O aluno de matemática é inseguro e precisa ganhar autoestima para acreditar que é possível desenvolver o seu raciocínio lógico. Sem autoconfiança, ele não vai progredir em nada, e o nosso trabalho terá sido em vão;
- Não use fórmulas prontas ("mais com menos é menos", "divide pelo de baixo, multiplica pelo de cima"), dê a teoria ao aluno. Se ela fosse tão difícil de ser compreendida, tal conteúdo jamais estaria arrolado nos Parâmetros Curriculares Nacionais;
Sugestão de consulta bibliográfica: Coleção A Conquista da Matemática (José Ruy Giovanni/Benedito Castrucci/José Ruy Giovanni Jr.), meu e-mail é profrafaelsilva@yahoo.com.br, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem e trocarmos experiências, ambos vamos ganhar com isso! Obrigado pela sua visita!