![](http://upf.tche.br/~pasqualotti/hiperdoc/fracao.jpg) |
Fonte: http://upf.tche.br/~pasqualotti/ |
Por volta de 3000 a.C., Sesóstris, um faraó egípcio, dividiu as terras às margens do rio Nilo entre os agricultores que ali viviam. Só que o rio, em sua época de cheia, invadia os terrenos derrubando as cercas e causando uma dúvida quanto aos limites de cada um. Então, o faraó enviava medidores que refaziam os limites através de medições com cordas identificadas.
Essas cordas possuíam marcas que determinavam a medida dela, como uma régua. Mas nem sempre o terreno media exatamente a marca da corda. Os egípcios, então, precisaram criar uma maneira de medir partes da corda. Surgiu, então, o número fracionário.
Por ser um método ainda muito rudimentar, os egípcios utilizavam apenas frações unitárias, o seja, frações de numerador 1. Eles representavam as partes como frações unitárias ou como adições de frações unitárias.
Segue logo abaixo a atividade de introdução às frações:
- Martim Afonso: clique aqui.
Bom trabalho!
Fonte:
PASQUALOTTI, Adriano. O Número Natural. In: Contando a História da Matemática: a Invenção dos Números. Passo Fundo: 19/10/1998. http://upf.tche.br/~pasqualotti/hiperdoc/natural.htm