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terça-feira, 30 de outubro de 2012

6º Ano: Medidas de Comprimento e Superfície

Fonte: http://www.somatematica.com.br/
As primeiras unidades de medida de comprimento referiam-se ao próprio corpo humano: palmo, pé, passo, etc. Por volta de 3500 a. C., projetistas precisaram encontrar unidades de medida mais uniformes e precisas para poderem construir os primeiros templos mesopotâmicos e egípcios.

Os sacerdotes encarregados de cobrarem os impostos sobre a terra precisavam ter noção da área do terreno a ser cobrado. Certo dia, um deles, ao ver trabalhadores pavimentando um terreno com mosaicos quadrados, percebeu que bastava contar os quadrados de uma fileira e multiplicá-lo pelo número de fileiras existentes no terreno. Surgiu, assim, a fórmula da área do retângulo (base x altura).

Quando eles tinham dificuldades em descobrir a área do terreno, por não se tratar de quadrados, retângulos ou triângulos, dividiam o terreno em vários triângulos, calculavam a área de cada triângulo e somavam-nas para obter o valor da área do terreno. Este método antigo é conhecido como triangulação.

Segue logo abaixo a atividade sobre Unidades de Medida de Comprimento e Superfície:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

PS: caso prefira utilizar a tabela de conversão dada em aula, clique aqui e a baixe.

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. História da Geometria. In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/geometria.php

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