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sexta-feira, 20 de abril de 2012

8º Ano: Trabalho de Álgebra (Produtos Notáveis e Fatoração)

Queridos alunos, segue logo abaixo a última atividade avaliativa do 1º Bimestre. Lembrem-se de que, qualquer dúvida, podem perguntar.

  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

terça-feira, 10 de abril de 2012

8º Ano: Produtos Notáveis e Fatoração

Fonte: http://bp1.blogger.com
Os produtos notáveis surgiram essencialmente como resultado de observações geométricas de quadrados na Grécia antiga e foram enunciados por Euclides em um de seus livros "Elementos". Os gregos basicamente conheciam a álgebra a partir das figuras. Só mais tarde, com François Viète (1540-1603) é que os símbolos algébricos surgiram para ajudar a enunciar esse tratamento que, até então, era somente visual.

Segue logo abaixo a atividade de produtos notáveis:

  • Nóbrega: clique aqui.

Segue logo abaixo a atividade de fatoração:

  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. História da álgebra (uma visão geral). In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/algebra.php

segunda-feira, 9 de abril de 2012

7º Ano: Números Inteiros (Multiplicação e Divisão)

Fonte: http://1.bp.blogspot.com
Tanto a multiplicação quanto a divisão seguem as mesmas regras aprendidas no 6º Ano. A única diferença é que o aluno de 7º Ano deve prestar atenção aos sinais do resultado.

As primeiras demonstrações das regras de sinal foram desenvolvidas por Euler, mas suas afirmações foram muito rudimentares. Apesar de sua lógica não tão sólida, as regras que definiu estavam certas e são utilizadas até hoje.

Segue abaixo a atividade de multiplicação e divisão de números inteiros:

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
GRUPO VIRTUOUS. Origem dos números negativos. In: Só Matemática. Porto Alegre. http://www.somatematica.com.br/negativos.php

7º Ano: Números Inteiros (Adição e Subtração)

Fonte: http://t0.gstatic.com/
A adição e subtração de números inteiros são reunidas em uma só operação conhecida como "adição algébrica", devido ao uso dos dois sinais não só como operadores, mas também como indicadores de posição na reta numérica que você já aprendeu na aula anterior.

Segue abaixo a atividade de adição algébrica de números inteiros.

  • Martim Afonso: clique aqui.

Bom trabalho!

Fonte:
GIOVANNI, José Ruy, CASTRUCCI, Benedito, GIOVANNI JR., José Ruy. A Conquista da Matemática - 7º Ano. São Paulo: FTD, 2007.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

6º Ano: Expressões Numéricas e Situações-Problemas

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/
Agora que você já conhece as seis operações, está na hora de começar a entender que elas podem aparecer juntas em um mesmo problema. Para entender melhor, vamos estudar algumas situações onde isso acontece.

Segue a atividade de expressões e problemas envolvendo números naturais:

  • Martim Afonso: clique aqui.
  • Nóbrega: clique aqui.

Bom trabalho!